A prática do hydrospinning diminui o stress térmico e resulta num maior tempo de exercício de média e alta intensidade, a água facilita a perda de calor, que sem dúvida é um diferencial importante.
Um aspecto que merece uma atenção especial no Hydrospinning é a segurança articular com que o praticante executa os movimentos, pois na água existe uma redução do peso corporal, diminuindo a sobrecarga das articulações, principalmente a articulação dos joelhos.
O hidrospinning permite que o praticante explore o meio aquático e a Bike Aquática nas suas diferentes posições, possibilitando diversificar a musculatura trabalhada, inclusive a movimentação dos membros superiores.
É também uma modalidade que permite que pessoas em geral, de diferentes idades e mesmo aqueles com um nível de preparação física mais baixa, lesionados ou aqueles que sofrem com a alta temperatura e o calor, se sintam mais confortáveis e retirem todos os benefícios do meio aquático.
Durante os exercícios são trabalhados mais e principalmente as musculaturas anteriores da coxa (quadríceps), posterior isquiotibiais, glúteos e conforme as técnicas dos movimentos exigidos podem ampliar a musculatura envolvida.
A Freqüência Cardíaca é mais baixa durante a pratica do hidospinning, isto acontece porque a água facilita o retorno venoso, o que por sua vez facilita a termorregulação, resultando numa freqüência Cardíaca mais baixa em cerca de 10% menor que os exercícios praticados fora d’água.
E quanto aos gastos calóricos, em uma aula de 45 minutos são gastas entre 420 e 500 calorias aproximadamente, podendo queimar até 600 calorias em aulas de maior intensidade.
Temos então os principais benefícios:
-Adaptação ao meio aquático na posição vertical/sentado
-Prevenção da Osteoporose
-Aumento da condição física
-Ausência de impacto articular
-Controle da Hipertensão
-Conhecimento corporal
-Melhoria da postura
-Melhoria do sistema cardiovascular
-Perda de Peso